Como Melhorar o EdgeRank ?

Olá hoje vou explicar como você pode melhorar o valor do EdgeRank associado a sua fan-page. Se ainda não sabe o que é  EdgeRank aconselho então a ler o artigo que escrevi sobre EdgeRank.

Nota 1: Vou utilizar muitas vezes neste artigo as palavras fan-page, fan e fans em detrimento de página de fãs, fã, ou fãs, apenas  por questão de gosto pessoal.

Melhorar o seu EdgeRank significa aumentar o valor de EdgeRank referente a sua fan-page. Ou seja, quanto maior for este valor mais fans vão ver as suas publicações. Naturalmente quanto mais fans da sua página verem as suas publicações, maior a possibilidade desses mesmos fans interagirem com a sua publicação. Fazendo com que a publicação chegue aos amigos dos seus fans, e que estes tenham também a possibilidade de interagir com essa determinada publicação e até se tornar fan da sua fan-page. É o chamado efeito “bola de neve” . Ter um alto EdgeRank, significa também conseguir mais visitas orgânicas para sua fan-page que você posteriormente poderá direccionar para seu blog, página de captura ou página de vendas.

Em que Consiste o EdgeRank

Antes de vermos e analisar-mos como poderemos melhorar o nosso valor de EdgeRank, temos que saber quais os “pontos” sensíveis onde actua o algoritmo do facebook.

O adgeRank baseia-se principalmente em 4 pontos e são eles:

 

  1. Afinidade
  2. Tempo
  3. Relevância
  4. Comentários Negativos

Afinidade

Afinidade da sua fan-page  como o próprio nome indica é uma relação entre o usuário e a sua publicação. Quando você faz uma postagem e seus fans vão lá e escrevem algo, eles estão a criar uma relação com a sua publicação, se você responder a essa mesma questão, você está aumentando a sua afinidade com o seu fan. Você poderá aumentar ainda mais a afinidade com esse determinado fan se você responder à questão e o marcar. Quando esse fan, escreve algo numa publicação da sua fan-page a afinidade vai aumentar ainda mais quando os amigos dele também comentarem essa mesma publicação ou/e curtirem a publicação.

EdgeRank

Afinidade pode ser também construída pelo fan, sempre que ele clica nas suas publicações ou as compartilha com seus amigos.

Ok, apesar de ainda estarmos a falar do primeiro ponto, podemos já obter uma importante constatação. Quando mais os seus usuários interagirem com a suas publicações, seja através de um comentário, através de uma compartilha ou clique isto para facebook significa que seus usuários gostam das suas publicações.

Nota 2: Se você pretende vender alguma coisa através da sua fan-page (exemplo: livros sobre medicina), não vai publicar constantemente fotos de cachorrinhos, só para ter pessoas compartilhando a sua imagem. Sim, a imagem vai aumentar a afinidade de sua página com o seus usuários, mas será uma interação vazia. Pois o publico que lhe interessa será apenas os estudantes e amantes de medicina (seguindo o exemplo dado antes). Portanto não vale a pena ter uma fan-page com 100Mil curtidas se apenas 1% poderá estar interessado no seu produto. Foque-se apenas no objectivo da sua fan-page!

Tempo

O factor tempo é de extrema importância caso você queira aumentar o valor do EdgeRank. Pois quanto mais recente for a sua publicação maior a possibilidade de esta receber algum tipo de interação. Com o passar do tempo a sua publicação tende a “desvanecer” e vai perder gradualmente a sua visibilidade.

Um estudo realizado pelo site Wisemetrics, demonstra que 75% das interações que uma postagem recebe é feita nas 2 primeiras horas.

Nota 3: Se as duas primeiras horas são determinantes na obtenção de interações da parte dos fans com nossas publicações, então o horário em que estas publicações são efectuadas são determinantes para chegar à mais fans. De nada vale eu ter muitos fans se faço as minhas publicações quando todos eles estão a dormir/offline.  Estou já planeando um artigo onde vou abordar qual o  horário correcto  para você efectuar as suas publicações (está para breve).

Relevância

O algoritmo do facebook atribui um determinado “peso” a cada intereção que os seus fans têm para com as suas publicações. Naturalmente que um curtir tem menos peso/relevância que um comentario, pois um clique é muito mais fácil de conseguir.

Temos que:

EdgeRank

Portanto temos que o comentário é o factor mais importante, seguido do compartilhamento, like/curtida e por fim o clique. O clique conta a partir do momento em que o usuário clica na imagem, num link ou em qualquer outra zona da publicação.

Escusado dizer que a publicação perfeita é aquela que gera mais comentários e compartilha entre os usuários! Será mesmo?

Depende do ponto de vista, se você procura aumentar apenas o EdgeRank e conseguir novos fans então eu sou de acordo. Mas se você pretende vender algo de imediato, então para si ter muitas partilhas não é relevante o que lhe interessa é o numero de pessoas qualificadas que vão clicar na sua publicação. Tenha sempre em mente o objectivo da página, e o objectivo de cada postagem!

Comentários Negativos

Esta é um factor fácil e intuitivo de perceber, quanto maior for o numero de comentários negativos pior para o seu EdgeRank. Contudo é normal receber comentários negativos quando uma determinada postagem é visualizada por muitas pessoas. Vai ter sempre alguém que vai dar um parecer negativo. Se a sua postagem conseguir um alcance de 10Mil pessoas e obtiver 5 comentários negativos então não terá motivo para se preocupar. Se pelo contrario, obtiver 50 comentários negativos ou mais, então é importante reflectir um pouco e perceber o que fez de mal e não voltar a cometer esse mesmo erro.

Como Melhorar o EdgeRank?

Esse é uma questão muito complexa, não que seja difícil de perceber como funciona o EdgeRank mas sim como implementar as medidas correctas mediante o seu tipo de negócio. Cada negócio têm as suas características distintas que os diferenciam, se você vai se focar na obtenção de comentários quando o seu objectivo é vender um produto. Talvez essa não seja a melhor forma de trabalhar a sua fan-page.

Portanto você terá que analisar o seu negócio e traçar um plano de acção de forma a conseguir atingir seus objectivos.

Nota Final: Seja persistente e acima de tudo não deixe a sua fan-page muito tempo sem publicações pois com o tempo e sem publicações recentes o valor do EdgeRank tende a descer. E por outro lado, os seus fans tendem a esquecer a sua marca. Portanto pretende melhorar o seu EdgeRank, considere os 4 pontos que referir anteriormente, seja persistente e publique conteúdo de qualidade, no horário correcto.

Espero que tenha gostado do artigo de hoje, se têm alguma dúvida que gostaria de esclarecer pode colocar abaixo as suas questões. Se não concorda com alguma das coisas que eu escrevi neste artigo, por favor indique o quê e o porquê.

Grande Abraço!
Emanuel Rodrigues

Emanuel Rodrigues

Sou Emanuel Rodrigues, CEO do Blog do Dinheiro, Trabalho a Partir de Casa Desde 2009...Continue Lendo →

Website: http://blog-do-dinheiro.com/como-ganhar-dinheiro-na-internet-trabalhando-em-casa/

Deixe uma resposta