Marketing de Relacionamento – 7 Dicas Imperdíveis!

Antes de falarmos sobre Marketing de Relacionamento, vamos perceber primeiro o que significa “Marketing”.

Marketing é o processo utilizado para determinar que produtos ou serviços podem ou não interessar aos consumidores assim como a estratégia correcta à utilizar nas vendas.

Abordando grosseiramente o termo “Marketing” , poderíamos dizer que é o satisfazer das necessidades do consumidor!

Antes de avançarmos para as 7 dicas de Marketing de Relacionamento é importante saber a diferença entre vendas e marketing!

Embora estejam intimamente ligadas, estes dois termos não são a mesma coisa.

Venda é quando fazemos uma troca de um produto/bem por dinheiro. Enquanto que marketing é muito mais do que uma simples venda, é o entender, o planejar, a estratégia é todo o processo desde a criação de um produto até ao momento em que este chega ao mercado.

Agora que já sabemos minimamente o que significa Marketing, fica mais fácil entender o que é o Marketing de Relacionamento.

O conceito de Marketing de Relacionamento surgiu no inicio dos anos 80, portanto um conceito relativamente recente. E surgiu devido a necessidade de satisfazer o consumidor a medida que este se deparava com maior opção de escolha.

Ou seja Marketing de Relacionamento visa especialmente manter e criar uma relação com seus clientes!

Conseguir uma venda é fácil, qualquer pessoa é capaz de o fazer uma vez.

Marketing de Relacionamento

O que já não é tão fácil é tornar os novos clientes em clientes recorrentes, clientes que nos vão acompanhar e comprar todos os produtos que sejam recomendados por nós! Aumentando o ROI consideravelmente!

Portanto este tipo de marketing é uma ciência que está longe de ser exacta mas pode ser extremamente rentável quando bem aplicada.

Como aplicar o Marketing de Relacionamento?

 

O método mais utilizado pelos empreendedores digitais é através do Email Marketing, uma outra forma muito utilizada são os blogs, sites, vídeos ou então um conjunto de todas estas técnicas, pois estes permitem uma comunicação e uma iteração muito boa entre o empreendedor e cliente.

Para você que pretende ganhar dinheiro online, é essencial dispor de um software de email marketing só assim poderá manter contacto com seus clientes de uma forma realmente confiável e profissional.

Portanto se ainda não trabalha com o Email Marketing, seria bom começar a pensar em contratar um desses serviços. Eu recomendo o Traffic Wave!

Chega de Conversa Fiada! Vamos ao que interessa!

7 dicas de Marketing de Relacionamento (por email):

 

  1. Colocar à venda um produto de alto valor monetário por um preço insignificante. Exemplo, um produto que no mercado valeria 100$ colocar a venda por 10$, mesmo que isso signifique que o seu lucro seja zero! Desta forma você consegue a confiança e admiração do cliente! E mais importante, faz crescer uma lista de clientes altamente qualificada.
  2. Envie email´s com informação pertinente de uma forma clara e legível. Fazendo com que o cliente fique desejoso de receber seus próximos email´s.
  3. Não tenha pressa em vender seus produtos de alto retorno. O cliente não deve ser tratado como uma venda. Ele deve sentir que você está realmente ali para o ajudar(isto aplica-se a qualquer nicho de mercado).
  4. Responda aos email´s que seus clientes lhe vão enviar, sempre de uma forma cordial e profissional.
  5. Finalmente, envie o seu produto que lhe valerá uma grande margem de lucro. Lembre-se que estes clientes já lhe compraram um produto uma vez, portanto agora será muito mais fácil executar a segunda venda. A sua percentagem de sucesso deverá ser superior a 20%.
  6. Estamos a falar de Marketing de Relacionamento, portanto é importante manter o mesmo empenho em satisfazer o cliente mesmo depois da segunda venda! Pois existe à real possibilidade de você conseguir uma terceira venda.
  7. Crie uma lista de contactos segmentada. Separando os clientes compradores da 1.ª venda dos clientes da 2.ª venda. Aplique outra abordagem aos clientes que não fizeram a 2,ª compra. E continue com o funil de vendas com os compradores da 2.ª Compra.

Em suma Marketing de Relacionamento é a acção estratégica de mercado, quem tem em vista a criação de relações fortes e duradouras.  Esta relação deve funcionar a base de confiança e colaboração.

Espero que tenha gostado do artigo e que este seja muito útil para o desenvolvimento da sua estratégia de marketing.

Participe e deixe a sua opinião!

Muito Sucesso!

Emanuel Rodrigues

 

 

Emanuel Rodrigues

Sou Emanuel Rodrigues, CEO do Blog do Dinheiro, Trabalho a Partir de Casa Desde 2009...Continue Lendo →

Website: http://blog-do-dinheiro.com/como-ganhar-dinheiro-na-internet-trabalhando-em-casa/

Deixe uma resposta