Poupar Dinheiro – 5 Super Dicas

Dicas Para Poupar Dinheiro

Ganhar dinheiro é também sinonimo de saber poupar. Ao conviver com as pessoas eu noto que é realmente muito difícil poupar dinheiro, independentemente do rendimento de cada um. Se ganham muito, gastam muito se ganham pouco, gastam pouco. Constatei também que aquelas pessoas que conseguem poupar alguma coisa, aplicam algumas estratégias, simples porem muito efectivas.

Já vamos as dicas de hoje, mas antes quero fazer um pequeno “aparte” Você já leu o artigo que escrevi à semana passada? Trata-se de uma pequena dica que pode valer ouro. Saiba como obter uma renda extra!

 

poupar

1. – Vejamos então à minha primeira dica “Poupar No Inicio do Mês”:

  • Devemos poupar sempre no inicio do mês. Pois no inicio do mês temos mais dinheiro disponível, em relação ao resto do mês! Se reparar as contas surgem sempre no inicio do mês e acredite, não é por acaso!
  • Para facilitar o processo, devemos criar uma conta poupança (exclusiva para este efeito), e programar uma transferência bancaria automática de uma parte de nosso ordenado (inicio de todos os meses).
  • Esta transferência deverá ser encarada como uma despesa, com carácter obrigatório e naturalmente que deve ser incluída no orçamento familiar!

2. – Segunda dica “Orçamento Familiar”

  • Esta é uma regra básica porém muito pouco utilizada. É absolutamente fundamental você elaborar um Orçamento Familiar. Ter noção exacta de quanto e onde você gasta o seu dinheiro. (Inclua uma percentagem, para a sua nova conta poupança).
  • Depois de saber onde você está gastando o seu dinheiro deve elaborar uma tabela de prioridades. Ao analisar os dados recolhidos você vai conseguir perceber onde poupar.

3. – Terceira Dica “Compras Como Compensação”

  • Está é mais uma vez uma dica muito simples, certamente você já ouvido falar que não deve fazer compras quando está aborrecido ou com fome.
  • O ser humano utiliza muitas vezes o consumo como uma forma de compensar desequilibro interno. Seja ele alimentar, afectivo ou mesmo emocional. E talvez o consumo seja uma forma de nos recompensar, de ultrapassar esse desequilibro. Então o melhor mesmo é ir as compras depois de uma refeição. Lembre-se você quer poupar dinheiro, certo? Então não deve ir as compras nos dias em que se sente “em baixo”.

4. –  Quarta Dica “Utilizar Dinheiro Em Detrimento do Cartão”

  • Quando falamos de controlo de dinheiro, temos de ter sempre presente quais as vantagens e desvantagens de utilizar um determinado método de pagamento. Se pararmos um pouco para pensar, podemos chegar a conclusão que os Bancos pretendem que nós, clientes utilizemos os cartões em detrimento do dinheiro. Mas Porquê?
  1. As transacções Electrónicas não implicam movimentação de dinheiro físico.
  2. A utilização de cartões torna a transacção menos pessoal, menos dolorosa!
  • Ao utilizarmos o cartão vamos perder gradualmente a noção real do dinheiro. Pois não vemos o dinheiro “sair das mãos”, quando estamos a efectuar um pagamento com dinheiro físico temos um sentimento de perda. Este é um sentimento que nos vai ajudar a manter o autocontrole e assim respeitar o orçamento familiar.

 5. – Quinta Dica “Elimine Cartões de Credito”

  • Possuir um cartão de credito é ter em sua casa, na sua carteira uma verdadeira tentação. É ter a sensação de puder “pisar a linha” de quebrar as regras. E é exactamente isso que você não pretende. Portanto evite os cartões de créditos e reduza também dessa forma as suas despesas bancarias.

É a primeira vez que abordo esta temática, portanto é um tema novo aqui no blog do dinheiro, espero que tenha sido do seu agrado!

Por hoje é tudo, em breve vou voltar com novas dicas sobre poupar!

Se gostou, deixe a sua mensagem abaixo, se não gostou deixe a sua mensagem na mesma, só assim poderei melhorar.

E você têm alguma dica que queira partilhar?  Partilhe…

Grande Abraço!
Emanuel Rodrigues

Emanuel Rodrigues

Sou Emanuel Rodrigues, CEO do Blog do Dinheiro, Trabalho a Partir de Casa Desde 2009...Continue Lendo →

Website: http://blog-do-dinheiro.com/como-ganhar-dinheiro-na-internet-trabalhando-em-casa/

1 Comment

  1. Collect Offers

    Outra dica interessante é usar os sites de cupons de desconto, como por exemplo o Collect Offers http://br.collectoffers.com/

Deixar uma resposta